sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS




      O Festival Internacional de Quadrinhos é realizado em Belo Horizonte a cada dois anos, sendo o principal evento de histórias em quadrinhos no Brasil. Embora sua programação varie de edição para edição, reúne, geralmente, convidados de relevância nacionais e internacionais, exposições, lançamentos, feira de publicações, sessões de vídeo, oficinas, palestras, mesas redondas e outras atividades.A primeira edição do FIQ, em 1999, substituiu o evento anterior, a Bienal de Quadrinhos, cuja derradeira edição também foi realizada na capital mineira, em 1997. O último Festival aconteceu entre 9 e 13 de novembro de 2011, na Serraria Souza Pinto, tradicional espaço de eventos de grande porte da cidade.A cada edição, a coordenação do festival elege um convidado de honra e um país homenageado. Eis a lista de convidados e países:

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PROALFA

 

PROALFA

O Programa de Avaliação da Alfabetização - Proalfa, cuja primeira avaliação ocorreu em 2005, verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública, sendo censitária no 3º ano. Os resultados dessa avaliação são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos.
 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O ‘Projeto Boa Visão



Alunos das escolas estaduais Necésio Tavares e Doutor Antônio Augusto Soares Canedo são contemplados com óculos
O mundo passou a ter cara nova para um grupo de aproximadamente 50 alunos da rede estadual. Nesta quinta-feira (25-08), estudantes das escolas estaduais Necésio Tavares e Doutor Antônio Augusto Soares Canedo, ambas em Belo Horizonte, ganharam um novo parceiro em suas vidas, os óculos. Apesar de ser o primeiro dia de contato com a nova companhia, a reação não foi de estranhamento. “Eu gostei muito de ganhar esses óculos. Estou vendo as letrinhas que antes não conseguia enxergar”, explica a estudante de oito anos Joyce Luciana Silva de Andrade, da Escola Necésio Tavares.
As alunas Jucyara, Sarah e Joyce encontram nos óculos um aliado para o aprendizado. Foto: Arquivo da EscolaAssim como ela, outros estudantes também passam a ter a oportunidade de ver às várias formas que o mundo apresenta, inclusive nas ‘viagens’ que a literatura costuma levar. “Hoje eu peguei uma história e consegui ler tudo direitinho”, lembra Jucyara Santos Duarte que estuda na mesma escola de Joyce.
O ‘Projeto Boa Visão – Enxergando o Futuro’ é desenvolvido em parceria pela Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte, Sindicato do Comércio Óptico do Estado de Minas Gerais e a MG Marketing de Negócios. Para que se chegasse ao grupo, de aproximadamente 50 estudantes, foram realizados, em julho deste ano, exames de triagem de testes de acuidade visual e consulta oftalmológica. Após a identificação dos resultados, os estudantes foram encaminhados para a escolha dos óculos. A avaliação foi feita com 100 alunos das duas escolas, como um projeto piloto.
Com a ação, a diretora da Escola Necésio Tavares acredita que a expectativa agora se concentra em uma melhora no desempenho desses estudantes. “Estávamos acreditando que os meninos tinham muita dificuldade de aprendizado e nem o reforço escolar adiantava. Com o projeto fizemos os exames e constatamos que a dificuldade era visual. Essa mudança vai influenciar e muito. Eles vão poder visualizar o que está sendo dado na sala de aula, o que vai levar a um desenvolvimento pedagógico”, ressalta Marly do Carmo Soares Barreto de Melo.
Estudantes da EE Necésio Tavares foram alguns dos contemplados. Foto: Arquivo da Escola

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Prevenção de Acidentes !!!!!!!!!


 O cinto de segurança é um dispositivo de prevenção de danos físicos ao condutor do veículo. De acordo com o artigo 65 do código de trânsito brasileiro o cinto de segurança é de uso obrigatório para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional.

   O cinto de segurança é uma ferramenta simples que serve para proteger a vida e diminuir as conseqüências dos acidentes de trânsito. Ele impede, em casos de colisão, que o corpo humano se choque contra o volante, painel e para brisas, ou que seja projetado para fora do carro.

   Mas, não só os motoristas devem usar o cinto de segurança, os passageiros também devem usá-lo, até mesmo quando ocupam o banco traseiro do veículo. Apesar de diversas campanhas de conscientização do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e dos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRAN’S), ainda existem muitas incidências do não uso do cinto pelos passageiros do banco traseiro dos veículos. 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O valor de ser educador !!!!



Ofício professor

O professor é a semente
Que semeia contente
A esperança do amanhã
Por isso sempre sonha
Com alunos sendo gente
Num Brasil decente
Jamais deixa de ensinar
De denunciar e amar
Por ser professor
O ofício do amor
Carinho aos alunos dedica
Novos caminhos indica

Quando o aluno apronta
É preciso às vezes dar bronca
O que não tira a formosura
Da sua missão a ternura

A profissão que abraçou
Com verdade dedicou
Dedica-se com amor
À missão de professor
Cansado da lida da vida
Continua as vindas e idas

A profissão de esperança
O professor não descansa
De um mundo melhor todo dia
Mesmo que pareça utopia.

de Cledineia Carvalho Santos

PARABÉNS A NOSSA DIREÇÃO !!!!!

                
A COMUNIDADE ESCOLAR DEU APOIO A NOSSA DIREÇÃO

quarta-feira, 1 de junho de 2011

DOMINGO TEM ELEIÇÃO EM NOSSA ESCOLA !!!!!!!!!!!


PARTICIPE DA SEMANA DE ELEIÇÃO EM NOSSA ESCOLA.

    No proximo domingo dia 05/06/2011 tem eleição em nossa escola, em chapa unica,
vamos dar continuidade ao trabalho bem feito em nossa escola por nossa direção,
vamos dar nosso apoio a nossa diretora Marly e vice-diretora Delma.
Seu voto é muito importante.

Dia: 05/06/2011 ( domingo )
Horário: 08:00 às 17:00

terça-feira, 24 de maio de 2011

DIA DAS MÃES !!!!!!!!!!!!


O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão.

Para Sempre
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

domingo, 15 de maio de 2011

TREINO DA QUADRILHA !!!!!!!!!

EDUCAÇÃO FISICA TEMPO INTEGRAL




JORNAL NACIONAL REPORTAGEM COM NOSSA ESCOLA !!!!!!!!!

Iniciativas melhoram a situação de escolas pelo Brasil

ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA


               JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA

          As ações com o jogo devem ser criadas e recriadas, para que sejam sempre uma nova descoberta, e sempre se transformem em um novo jogo, em uma nova forma de jogar. Quando brinca, a criança toma certa distância da vida cotidiana, entra em seu mundo imaginário e ilusório, não estando preocupada com a aquisição de conhecimento ou desenvolvimento de qualquer habilidade mental ou física. O que importa, neste caso, é o processo em si de brincar, algo que flui naturalmente, pois a única finalidade é o prazer, a alegria, a livre exploração do brinquedo. Diante dessas informações sobre o prazer de se aprender brincando, sobre a facilidade que o professor tem em conduzir uma aula, partindo da curiosidade dos alunos, atualmente, muitos educadores pensam que dinamizar as suas aulas utilizando jogos e brincadeiras é pura "perda de tempo". Todavia é fundamental conscientizar esses professores da importância do brincar. Mas como fazê-lo? O brincar sendo direcionado, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos é o caminho. Torna-se importante levar o educador a refletir sobre a sua prática pedagógica no que diz respeito à utilização de jogos e brincadeiras, no decorrer de suas aulas, e também de buscar informações, sobre a prática de ensino de alguns educadores que trabalham com crianças e que conciliam as suas aulas com os jogos e com as brincadeiras. É importante também investigar sobre algumas brincadeiras e jogos que, ainda que pareçam sem importância para os adultos, testam diversas habilidades e conhecimento da criança. Palavras chave: Jogos. Brincadeiras. Professor. Aprendizagem.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa Na Escola



                        

                       

                       

                       


                                              

                       


História da Páscoa
                                             
                                                   As origens do termo  
    A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 
                                            Entre as civilizações antigas  
       Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
                                        A Páscoa Judaica
            Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.  
                                 A Páscoa entre os cristãos
               Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém 
                               A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  
                A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
             Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
             A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.