Como explicar a comemoração de páscoa para as crianças
A Páscoa é um evento religioso, considerado o mais importante entre as igrejas ligadas ao cristianismo e nesse dia a ressurreição de Cristo é celebrada. Hoje em dia a troca de ovos de chocolate nesta época faz parte das muitas tradições que acontecem nessa época do ano, como não comer carne na sexta-feira santa. Até aí nenhuma novidade, certo? Culturalmente, o brasileiro sabe o que a páscoa significa, mas como explicar isso para as crianças?
Não estamos falando que o coelhinho da páscoa não existe, esse é um texto para que as crianças entendam que não é só o ovo ou presente de páscoa que interessa. A mensagem de amor e fé transcende as embalagens muito vendidas no mês de abril.
Para contar tudo a eles, sem que se assustem é preciso ter paciência e explicar por partes.
Como explicar como Cristo morreu? Escolha um momento apropriado e dê um tom de historia infantil para que esses fatos não sejam um motivo de trauma.
Não é necessário entrar em detalhes, mas conte que Jesus mudou muitas coisas em sua época e com isso conseguiu alguns inimigos. Esses inimigos fizeram de tudo para atrapalhar os planos de Deus e mataram Cristo. Mas, depois de uns dias, Jesus voltou de seu sepulcro e essa ressurreição é comemorada no dia da páscoa.
Contada essa parte, fica mais simples. Agora vem a parte da simbologia.
Por que o coelho representa a páscoa?
O coelhinho apareceu como símbolo da fertilidade e do solstício da primavera. Como o coelho tem grande capacidade de reprodução, nenhum animal poderia representar melhor a fertilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário