quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SEMANA DA CRIANÇA

                                             PASSEIO NO PARQUE MUNICIPAL .


Celebre o Dia da Criança com os seus alunos.
Deixamos aqui algumas sugestões de actividades para o ajudar a começar.

Para os mais pequenos...

Falar acerca do significado do Dia da Criança

  Explique às crianças que o Dia da Criança celebra o facto de cada uma delas ser única e especial. Deixe-as saber que são importantes. Diga-lhes que o Dia da Criança é um Dia para fazer actividades divertidas com as suas famílias. Faça-lhes questões como "O que é a melhor coisa de ser uma criança?" e "O que gostavas de fazer no Dia da Criança?" e "O que gostas mais de fazer com a tua família?".

Colorir

  Seleccione algumas imagens relativas ao mundo das crianças e deixe que as crianças as pintem.

Impressões manuais/digitais

  As impressões digitais são muito versáteis. Explique à criança que cada impressão digital é única. Pode fazer com as crianças impressões digitais com tinta e depois recortá-las para fazer uma composição com elas. Por exemplo, pode fazer uma árvore com as impressões digitais (sendo as folhas das árvores as impressões digitais). Se quiser uma actividade mais simples, pode apenas delinear as mãos das crianças, recortá-las e decorá-las.

Colagem de Foto da Família

  Envie uma nota para os pais, com antecedência. Peça aos pais para ajudarem a criança a fazer um poster ou uma colagem com fotos da família para a criança partilhar com a turma. Cada criança leva o seu poster ou colagem para a escola num dia diferente. Cada criança, em frente à turma, fala acerca das suas fotografias. Podem responder a questões que as outras crianças possam ter depois de partilharem a sua informação.

Imagens 3D

  As crianças devem fazer um desenho com lápis de cor acerca do tema "coisas que gosto de fazer com a minha família". Depois, use decorações variadas para o tornar 3D, cola colorida para as roupas das pessoas, papelinhos verdes para a relva, pipocas para o sol, etc. Encoraje as crianças a usar a sua imaginação.

Desenhe uma Forma

  Corte uma forma a partir de um pedaço de cartão. Dê a cada criança uma folha de papel para que possam delinear a forma. Deixe-as decorarem a sua forma de modo que preferirem.

De quem é esta foto de bebé?

  Peça às crianças para levarem fotos suas de quando eram bebés. Todas as crianças devem tentar adivinhar quem é quem. Pode até convidar os pais a estarem presentes e levarem também as suas fotos de bebés para juntar ao jogo.

Lanche com os Avós

  Encoraje as crianças a convidarem os seus avós para um "lanche com os avós". Pergunte quem pode emprestar objectos como tabuleiros, bule, etc, para que se torne uma ocasião ainda mais especial. Motive as crianças a ajudar na preparação de comida deliciosa e a decorar a sala (por a mesa, etc). Peça aos avós para contarem histórias acerca da sua infância e para ensinarem às crianças um jogo que costumavam jogar.

Cápsula do Tempo

  Peça a cada criança para levar uma caixa com tampa. Explique que isso é a sua "Cápsula do Tempo". Encoraje-os a encher a sua caixa com objectos pessoais tais como fotografias deles próprios, um desenho, algo que eles tenham feito, etc, com especial ênfase em coisas que eles gostem, coisas que gostem de fazer com a família. Coloque as tampas e façam decorações em papel para cobrir a caixa para que fique "selada". Peça aos pais das crianças que escondam a "Cápsula do tempo" e a guardem até ao Dia da Criança de 2009 ou guarde-as na escola.

Actividades "sobre mim"

  Grave a voz de cada criança. As crianças de seguida ouvem as vozes e tentam adivinhar de quem é cada voz. Jogue ao "Quem é?". Retire uma criança da sala. Dê três pistas acerca dessa criança e faça com que a turma adivinhe de quem se trata.
  Encoraje as crianças a trazer de casa os seus objectos preferidos e discuta por que é que são os seus objectos favoritos.

Quilt da Amizade

  Corte vários quadrados de cartão colorido. Dê a cada criança um dos quadrados. Peça que o decorem (com tinta ou colagens variadas) ou que colem nele uma fotografia sua. Una todos os quadrados, lado a lado, faça um quilt e pendure-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário